João Cancelo integra World 11


Internacional português na equipa do ano, eleita pelos jogadores de todo o mundo.

Mais de 18 mil jogadores profissionais de todo o mundo, incluindo cerca de 500 futebolistas em Portugal, elegeram o melhor onze do ano e há um internacional luso na equipa ideal de 2022: João Cancelo.

Trata-se da estreia entre os melhores dos melhores para o lateral da Seleção Nacional, que no último ano representou os ingleses do Manchester City e que está atualmente nos alemães do Bayern.

Em estreia entre os melhores, João Cancelo reagiu à distinção através de uma publicação nas redes sociais e com uma dedicatória especial: “Os sonhos tornam-se realidade. Tudo por ti, mãe.”

Numa votação promovida pelo sindicato mundial de jogadores – FIFPro – e organizada pelo SJPF em Portugal, o World 11 é o único prémio atribuído exclusivamente pelos futebolistas, à escala global.

Criado em 2005, o World 11 vai na sua 18.ª edição, sendo que este ano participaram nesta eleição 18.640 jogadores de 68 países, incluindo Portugal.

Cada jogador elegeu três guarda-redes, três defesas, três médios e três avançados para a melhor equipa do ano, sendo que no final foram selecionados um guarda-redes, três defesas, três médios, três avançados e o 11.º jogador mais votado entre todas as posições.

Os clubes ingleses estão em clara maioria na melhor equipa do ano, com cinco jogadores, seguidos do Real Madrid (três) e Paris Saint-Germain (três). Quanto a países, as seleções mais representadas no World 11 são a Bélgica e a França, ambas com dois, com Portugal, Países Baixos, Marrocos, Brasil, Croácia, Noruega e Argentina a incluírem um jogador.

Eis a melhor equipa do mundo de 2022, para os jogadores:

Guarda-redes: Thibaut Courtois (Real Madrid e Bélgica);
Defesas: Achraf Hakimi (Paris Saint-Germain e Marrocos), Virgil Van Dijk (Liverpool e Países Baixos) e João Cancelo (Manchester City e Portugal);
Médios: Casemiro (Manchester United e Brasil), Luka Modric (Real Madrid e Croácia) e Kevin De Bruyne (Manchester City e Bélgica);
Avançados: Lionel Messi (Paris Saint-Germain e Argentina), Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain e França), Erling Haaland (Manchester City e Noruega) e Karim Benzema (Real Madrid e França).

Partilhar