ROGE25 apresentado pela FIFPro


Projeto cofinanciado através do programa Erasmus+ é dedicado ao futebol feminino.

A FIFPro apresentou esta quinta-feira, 2 de março, o novo projeto cofinanciado pelo Programa Erasmus+, “Raising Our Game Europe 2025” (ROGE25), do qual o Sindicato dos Jogadores é parceiro.

O futebol feminino na Europa teve um crescimento significativo ao longo da última década, no entanto, uma profundamente enraizada discriminação de género ainda se traduz na falta de oportunidades para as mulheres no que concerne à entrada e permanência no futebol enquanto profissionais.

Como tal, surgiu o projeto ROGE25, que pretende desenvolver ferramentas e recursos para apoiar associações de jogadoras na promoção da igualdade de oportunidades, acesso e inclusão no futebol.

Graças ao financiamento da União Europeia através do Programa Erasmus+ e a uma colaboração com a Universidade de Bordeaux, a FIFPro Europa está a desenvolver ferramentas e recursos para apoiar os Sindicatos na luta pelos direitos das jogadoras.

Entre os demais problemas que o futebol feminino ainda enfrenta, destacam-se a remuneração, seguros de saúde inconsistentes, ausência de proteções e direitos básicos do trabalhador e rescisão de contratos.

Este projeto propõe-se a desenvolver um kit de ferramentas em três partes sobre como sustentar o trabalho sindical das jogadoras no futebol feminino, orientando as mesmas no diálogo social e na construção de movimentos para a mudança social.

A FIFPro conta ainda com o Sindicato português, cipriota, dinamarquês, francês, italiano, neerlandês e esloveno enquanto parceiros e com os Sindicatos de Inglaterra, Grécia, Escócia, Espanha e Suécia enquanto afiliados deste projeto.

Partilhar