Edinho pendura as chuteiras
Mais de duas décadas depois, ex-avançado abandona os relvados.
Com 41 anos, cumpridos esta sexta-feira, Edinho decidiu colocar um ponto final na sua longa carreira de futebolista. Com 600 jogos e 184 golos, o internacional português vai agora começar uma nova etapa na sua vida profissional.
Edinho representou, ao longo de 22 épocas, 18 clubes, entre eles SC Braga, Académica, onde conquistou uma Taça de Portugal, Vitória FC, por quem venceu uma Taça da Liga, Cova da Piedade ou Torreense, clube pelo qual ergueu o último troféu da carreira, enquanto campeão da Liga 3. Lá fora, Edinho passou ainda pelo AEK e PAOK, na Grécia, pelos espanhóis do Málaga e pelo Kayseri Erciyesspor e Sanliurfaspor, ambos na Turquia.
O ex-avançado trocou agora as botas pelo fato e regressou ao Vitória FC, clube que representou por duas vezes e com o qual manteve uma ligação pelo historial do seu pai nos sadinos. Edinho iniciará funções como Diretor Técnico do clube setubalense.
O Sindicato dos Jogadores, através do presidente Joaquim Evangelista, agradece ao seu associado todo o contributo dado, ao longo de mais de 20 anos, e enaltece a sua postura enquanto profissional:
“Edinho,
Em nome pessoal e na qualidade de presidente da Direção do Sindicato dos Jogadores, presto a mais sincera homenagem à fantástica carreira que tiveste.
És uma figura marcante do futebol português, pelas tuas qualidades profissionais e humanas. Tiveste sempre espírito de classe e, em especial nestes últimos anos, demonstraste ser um exemplo de superação e uma referência para os jogadores mais jovens.
Não esqueço, igualmente, o apoio que sempre demonstraste às causas do Sindicato e tenho o maior respeito por ti e pela tua família, também ela ligada ao futebol.
O teu nome e os teus golos ficarão para sempre ligados à história do futebol português. Não tenho dúvidas de que serás bem-sucedido nas novas funções a partir de agora, como diretor técnico do Vitória FC. Sei que este é um clube que te diz muito.
Desejo-te as maiores felicidades e continua a brindar-nos com essa tua energia e boa disposição.”