Sub-19 são vice-campeões europeus


Portugal derrotado pela Itália na final da competição.

Depois de quatro vitórias em quatro jogos, a Seleção Nacional de Sub-19 sofreu a única derrota no Europeu 2023 da categoria, ao perder com a Itália por 1-0 na final da competição.

Ao contrário do que foi regra nas quatro partidas anteriores, desta vez Portugal não conseguiu materializar em golos as várias oportunidades de que dispôs para marcar.

O conjunto italiano marcou o único golo do encontro aos 19 minutos, num cabeceamento de Michael Kayode, após assistência de Luis Hasa.

Se a primeira parte foi de domínio italiano, no segundo tempo foi a Seleção Nacional quem esteve mais perto do golo, destacando-se uma grande oportunidade de Herculano já em cima do apito final, com a bola a passar perto do poste depois de um remate de primeira.

As estatísticas do jogo mostram que Portugal merecia o prolongamento, terminando o jogo com a mesma posse de bola dos italianos e o dobro dos remates à baliza (seis contra três). No entanto, a eficácia italiana foi determinante para o desfecho do jogo.

O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, destaca o desempenho dos jovens jogadores portugueses, que se sagraram vice-campeões da Europa de sub-19:

“Capitão de equipa, demais jogadores, selecionador nacional e restantes membros da comitiva portuguesa,

Portugal foi um exemplo ao longo de todo o torneio e estes jovens deixaram uma marca muito significativa de qualidade e margem de progressão.

Num país com uma base de recrutamento necessariamente menos vasta do que algumas grandes potências, todos os apoios e incentivos que estes jovens possam ter são o garante de que continuaremos a ombrear com os melhores do mundo.

Destaco a forma positiva e intensa de ver o jogo do selecionador Joaquim Milheiro, os valores que transmite internamente e a forma como comunica para o exterior.

Obrigado a todos os envolvidos nesta competição por terem dignificado a nossa bandeira.”

Partilhar