Jogadores do Estágio sensibilizados para os desafios da transição


Coordenador do Gabinete de Educação do Sindicato, Luís Caldeira, foi o orador da sessão.

Enquanto os jogadores continuam no Estágio à procura de uma nova oportunidade na sua carreira, o Sindicato continua a apostar na vertente formativa da iniciativa com temas relevantes para os atletas.

A fechar a segunda semana de trabalho, o coordenador do gabinete de educação e formação do Sindicato dos Jogadores, Luís Caldeira, foi até ao Campus do Jogador explicar aos atletas os desafios da transição de sub-19 a sénior.

Os principais objetivos desta sessão passaram por transmitir aos jogadores a importância da continuidade dos estudos, seja para completar o ensino obrigatório, seja para continuar o ensino superior, e conhecerem ferramentas e estratégias que poderão ajudar a superar os desafios.

Numa sessão interativa, foram colocadas questões aos jogadores sobre o que sentiram quando fizeram a transição de júnior para sénior e as principais dificuldades e desafios que encontraram.

A passagem ao escalão sénior representa um ponto de mudança para o jogador de futebol, que deixa de competir com colegas da mesma idade para ser incluído nos patamares mais altos do futebol. Ainda que alguns clubes tenham equipas de transição, tal não é o garante de uma transição mais facilitada.

Outro grande desafio é a manutenção dos estudos, sendo que alguns acabaram o primeiro ano de ensino superior e mantêm pretensões de continuar, vendo o seu tempo e horários de treino sofrer alterações drásticas que vão no sentido de incompatibilização com a vida académica.

Perceber os desafios e estratégias a usar é um primeiro passo para conseguir superar as dificuldades.

A próxima sessão do ciclo de formações do Estágio do Jogador terá como tema central a literacia financeira e será dada por Hugo Pinheiro.

Partilhar