Noite europeia infeliz para Benfica e SC Braga

Equipas portuguesas derrotadas na primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Não foi a melhor noite europeia para Benfica e SC Braga, no arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões 2023/24. Os campeões nacionais perderam por 2-0 na receção aos austríacos do RB Salzburg e os minhotos foram derrotados em casa pelos italianos do Napoli por 2-1.
Num Estádio da Luz praticamente lotado, o jogo não começou bem para a equipa portuguesa. Logo aos dois minutos, o guarda-redes Trubin cometeu grande penalidade, que os austríacos desperdiçaram, atirando por cima da trave.
Ao quarto de hora de jogo, António Silva foi infeliz, ao desviar a bola com o braço em cima da linha de golo, depois de esta ter desviado na barra, recebendo ordem de expulsão e cometendo grande penalidade. Desta vez, os austríacos não desperdiçaram e Roko Simic colocou o RB Salzburg a vencer, com o resultado a manter-se em 0-1 até ao intervalo.
No arranque da segunda parte, aos 51’, Gloukh aproveitou uma desatenção defensiva do Benfica para estabelecer o resultado em 0-2, com a equipa austríaca a liderar surpreendentemente o grupo D, uma vez que o outro jogo, entre Real Sociedad e Inter, terminou empatado a uma bola.
Em Braga, os minhotos regressavam 11 anos depois à fase de grupos da prova milionária e estiveram quase a conquistar um ponto, mas os italianos foram mais felizes nos minutos finais. O primeiro golo do jogo surgiu em cima do intervalo, e para o Napoli, por intermédio de Di Lorenzo.
Aos 84’, o internacional português Bruma cabeceou para o fundo das redes napolitanas, após centro de Rodrigo Zalazar, restabelecendo a igualdade, mas a esperança minhota em conquistar pontos durou pouco tempo. Num lance infeliz para os minhotos, o central Niakaté desviou um cruzamento dos italianos para a própria baliza, aos 88’, fixando o resultado em 1-2, favorável aos napolitanos.
Na outra partida do grupo C, o Real Madrid recebeu o Union Berlin de Diogo Leite, que foi titular, e venceu por 1-0, com um golo em cima do apito final por Jude Bellingham, reforço dos madrilenos para esta temporada.
No que à representação lusa nos jogos desta quarta-feira diz respeito, destaque para o golo marcado por Diogo Gonçalves, no empate do Kobenhavn a dois golos em casa do Galatasaray, e para Fábio Vieira, que entrou aos 69 minutos no triunfo do Arsenal por 4-0 sobre o PSV Eindhoven e foi o único jogador português que viu a sua equipa vencer nos jogos desta quarta-feira.
Bruno Fernandes fez uma assistência para golo na derrota do Manchester United perante o Bayern Munique, por 4-3, num jogo em que Diogo Dalot também foi titular nos ingleses.