Primeiros resultados do projeto ROGE25 apresentados


Sindicato dos Jogadores é uma das entidades que integra a iniciativa relacionada com o futebol feminino.

Os sindicatos-membros da FIFPro, entre os quais o português, reuniram-se para debater o primeiro relatório sobre os dados recolhidos no projeto Raising Our Game Europe 2025 (ROGE25).

Cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia e realizado em colaboração com a Universidade de Bordéus, o ROGE25 foi concebido para desenvolver ferramentas e recursos para apoiar os sindicatos de jogadores na promoção da igualdade de oportunidades, acesso e inclusão para jogadoras em várias ligas nacionais.

A Divisão Europa da FIFPro está a desenvolver o projeto com o envolvimento de sete sindicatos parceiros (Chipre, Dinamarca, França, Itália, Países Baixos, Portugal e Eslovénia) e cinco sindicatos afiliados (Inglaterra, Grécia, Escócia, Espanha e Suécia).

A primeira ronda de dados, recolhida no primeiro semestre de 2023, foi apresentada aos sindicatos participantes e visa medir o grau de profissionalização dos 12 países envolvidos. O relatório do grupo ilustra os padrões e as condições atuais em 12 dimensões, conhecidas como “Roda das Condições”, que inclui: contratos, saúde e segurança, ambientes de treino e jogo, salários e compensação, carga de trabalho, promoção do emprego, proteção social, proteção de dados da jogadora, liberdade de associação e negociação coletiva, não discriminação, acesso a tratamento e educação.

No que diz respeito à pontuação global para cada dimensão da “Roda das Condições”, os contratos, a educação e a proteção social são as áreas mais avançadas, enquanto a liberdade de associação e negociação coletiva, a saúde e a segurança requerem melhorias significativas.

Espanha, Itália e Suécia têm as pontuações mais altas, enquanto a Escócia, a França e a Grécia têm, atualmente, as mais baixas.

No próximo ano, serão desenvolvidos ferramentas e recursos para apoiar os 12 sindicatos participantes na melhoria das condições das jogadoras, nestas áreas.

Serão igualmente realizados workshops de capacitação com os sindicatos participantes, que começarão em janeiro-março de 2024, antes dos workshops para jogadoras ocorrerem em abril-agosto de 2024.

O projeto ROGE25 vai promover uma conferência em Bilbao, Espanha, antes da final da UEFA Women’s Champions League, no sábado, 25 de maio de 2024. O principal objetivo desta iniciativa é apoiar a profissionalização do futebol feminino.

Partilhar