Benfica faz história e empata com as campeãs europeias


Igualdade a quatro golos no Seixal permitiu a Portugal subir ao quinto lugar do ranking da UEFA.

Foi um resultado histórico. O Benfica empatou a quatro golos com o Barcelona, no Seixal, no jogo que encerrou a fase de grupos da Liga dos Campeões feminina 2023/24.

Depois de ter garantido o apuramento para os quartos de final na jornada anterior, as tricampeãs nacionais entravam em campo pela honra e com a missão de fazer história.

As campeãs europeias em título até começaram a vencer, com dois golos de rajada, aos 18 e 20 minutos, por Caroline Hansen e Patri. Mas ainda antes do intervalo, o Benfica restabeleceu a igualdade, com um bis de Marie Alidou (26’ e 45’).

No início da segunda parte, aos 54 minutos, Caroline Hansen também bisou e recolocou o Barça na frente do marcador, mas o Benfica esteve à beira de fazer uma história ainda maior quando se colocou a vencer por 4-3, com um golo de Jéssica Silva (71’) e um autogolo de Lucy Bronze (83’). O que Lucy Bronze ‘tirou’ ao Barcelona, acabou por dar, quando aos 90+6’ marcou na baliza adversária, estabelecendo o 4-4 final.

Este empate retirou ao Barcelona a possibilidade de ser a única equipa a terminar a fase de grupos só com vitórias. Os 9 pontos conquistados pelo Benfica na fase de grupos garantiram a Portugal a subida ao quinto lugar do ranking feminino de clubes da UEFA.

Se Portugal mantiver o quinto lugar do ranking da UEFA, a partir da época 2025/26 poderemos vir a ter três equipas nacionais na Liga dos Campeões feminina.

Na próxima terça-feira, dia 6 de fevereiro, o Benfica ficará a conhecer o adversário nos quartos de final, que sairá deste lote: Lyon, Paris Saint-Germain ou Chelsea.

Partilhar