Workshop com os sindicatos parceiros do projeto ROGE25

Objetivo desta iniciativa europeia é promover a profissionalização do futebol feminino.
Os Sindicatos de Jogadores europeus que integram o projeto ROGE25, entre os quais o português, realizaram um workshop online para trocarem informações e experiências sobre o projeto Raising Our Game Europe 2025 (ROGE25), antes dos workshops nacionais com jogadoras no ativo, que terão lugar ainda este ano.
Cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia e realizado em colaboração com a Universidade de Bordéus, o ROGE25 foi concebido para desenvolver ferramentas e recursos para fortalecer os sindicatos de jogadores, promovendo a igualdade de oportunidades, o acesso e a inclusão no futebol feminino.
A Divisão Europa da FIFPro está a desenvolver este projeto com sete sindicatos parceiros (Chipre, Dinamarca, França, Itália, Países Baixos, Portugal e Eslovénia) e cinco sindicatos afiliados (Inglaterra, Grécia, Escócia, Espanha e Suécia).
O workshop online, que se seguiu ao primeiro relatório de análise de grupo do projeto apresentado aos sindicatos participantes em novembro de 2023, explorou as maiores barreiras nas condições de trabalho e partilhou estratégias para elevar a profissionalização do futebol feminino nos países participantes.
João Oliveira, Carla Couto e Micaela Matos participaram em representação do Sindicato dos Jogadores, dando a conhecer, entre outras matérias, os esforços para a implementação do primeiro Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para o futebol feminino em Portugal.
Os workshops com as jogadoras no ativo, a decorrer no âmbito do projeto ROGE25, estão previstos até ao final da época desportiva em curso. Será, ainda, realizado um debate em Bilbao, Espanha, antes da final da Liga dos Campeões Feminina da UEFA, dia 25 de maio de 2024, com a participação dos membros do projeto e responsáveis pelo futebol feminino na FIFPro.