Sindicato e CTP debateram o papel do gestor de carreira dual


Fernando Alexandre, João Pinto e Aida Ramos formaram o painel de oradores.

O Sindicato dos Jogadores e a Confederação dos Treinadores de Portugal (CTP) promoveram este sábado, 11 de maio, uma conferência no Auditório João Lucas do Campus do Jogador, em Odivelas, sobre o papel do gestor de carreira dual, dirigida a atletas e a treinadores, de diferentes modalidades.

Esta conferência, integrada no projeto Erasmus+ GOAL4PDM, teve como objetivo consciencializar os agentes desportivos para a importância da figura emergente do Gestor de Carreira Dual e apresentar os materiais desenvolvidos no âmbito deste projeto.

O Gestor de Carreira Dual (PDM - Player Development Manager) é uma função emergente, que visa auxiliar o jogador no seu desenvolvimento pessoal e na conciliação do percurso académico ou profissional, ao longo de toda a vida desportiva.

O painel de oradores foi formado pelo ex-futebolista Fernando Alexandre, pelo ex-andebolista João Pinto e por Aida Ramos, do departamento de psicopedagogia da Academia do Sporting CP, num debate moderado pelo gestor de carreira dual do Sindicato dos Jogadores, Anselmo Cardoso.

Os participantes refletiram sobre a importância e o perfil do gestor de carreira dual, bem como sobre a necessidade de regulação e implementação desta figura no desporto nacional. Realçaram, ainda, as dificuldades com que se deparam os atletas de diferentes modalidades, na definição do percurso académico ou formativo e na escolha de projetos de natureza empresarial ou social, que permitam antecipadamente preparar uma transição bem-sucedida.

Nesta sessão que serviu para disseminar o projeto GOAL4PDM foram apresentadas duas ferramentas, de registo gratuito, que podem ser utilizadas pelos jogadores e treinadores interessados: a plataforma MOOC (cursos online dedicados à função de gestor de carreira dual), disponível AQUI, e o jogo interativo “A Odisseia do Jogador”, que pode ser testado AQUI.

Partilhar