Olivia Smith eleita Melhor Jovem da Liga BPI 2023/24


Vencedora resultou da escolha dos treinadores e votação online.

A internacional canadiana Olivia Smith, do Sporting, foi eleita a Melhor Jovem da Liga BPI 2023/24 pelo Sindicato dos Jogadores.

Com 13 golos e nove assistências em 18 jornadas, a jogadora de 19 anos, que cumpre a primeira temporada no Sporting, foi um dos destaques da principal liga de futebol feminino, vendo reconhecido o seu desempenho com a atribuição deste prémio.

A Melhor Jovem da Liga BPI 2023/24 é encontrada através das escolhas dos treinadores dos 12 clubes que participam no campeonato (ponderação final de 60%) e da votação online realizada em www.sjogadores.pt (ponderação final de 40%).

O sistema de votação é igual, quer para treinadores, quer para o público em geral. Cada votante escolheu as três melhores jovens jogadoras da competição, atribuindo pontuações diferentes por ordem de preferência: cinco, três e um ponto. Entende-se por jogadora jovem todas as futebolistas que tenham no máximo 23 anos de idade no início da época desportiva. A vencedora do prémio Melhor Jogadora, Kika Nazareth, não foi elegível para esta distinção, uma vez que venceu o principal troféu individual da temporada.

Olivia Smith conquistou 32,87% das preferências, superando a concorrência da avançada Erica Meg (Valadares Gaia), com 10,62%, e da médio Beatriz Cameirão (Damaiense), que obteve 9,46% dos votos.

O Sindicato dos Jogadores irá entregar brevemente o prémio de Melhor Jovem da Liga BPI 2023/24 a Olivia Smith, em data a anunciar.

Partilhar