Dois totalistas na Primeira Liga em 2023/24

Guarda-redes Matheus e João Gonçalves foram os únicos que cumpriram todos os minutos.
Num futebol com um calendário cada vez mais condensado, analisámos os minutos que os jogadores cumpriram na época 2023/24 na Primeira Liga.
Apenas dois jogadores, ambos guarda-redes, não perderam um segundo do último campeonato: Matheus Magalhães (SC Braga) e João Gonçalves (Boavista) estiveram presentes em todos os instantes das 34 jornadas da Primeira Liga, num total de 3060 minutos, sem considerar os períodos de compensação.
O jogador de campo que mais minutos cumpriu, o único acima dos 3 mil, foi o lateral direito Costinha, do Rio Ave (3050 minutos), que falhou apenas dez minutos da Primeira Liga, por ter sido substituído aos 80’ na receção ao Casa Pia em jogo da 21.ª jornada.
Os outros jogadores que estiveram em todos os jogos da Primeira Liga, mas sem tantos minutos cumpridos, foram Pepê, do FC Porto (2855 minutos), Cristo González, do Arouca (2790 minutos), Jason, do Arouca (2589 minutos), Fábio Ronaldo, do Rio Ave (2548 minutos) e Diogo Nascimento, do Vizela (2160 minutos).
No top-10 dos mais utilizados, em termos de minutos, estão seis guarda-redes e apenas quatro jogadores de campo. Além dos dois guardiões já mencionados, estão nesta lista Luiz Júnior (Famalicão) e Diogo Costa (FC Porto), que falharam apenas um jogo, e Ricardo Velho (Farense) e Andrew Silva (Gil Vicente), que não estiveram presentes em apenas duas jornadas.
Os jogadores de campo com mais minutos nas pernas, depois do vila-condense Costinha, foram os laterais esquerdos Francisco Moura, do Famalicão (2970 minutos), e Leonardo Lelo, do Casa Pia (2945 minutos) e o ponta de lança Viktor Gyökeres, do Sporting (2915 minutos).