Morreu Manuel Fernandes
Referência do futebol português e do Sporting tinha 73 anos.
O futebol português está de luto. Morreu Manuel Fernandes, antigo capitão do Sporting, aos 73 anos, vítima de doença prolongada.
Manuel Fernandes ficará para sempre na história do nosso futebol como um dos maiores goleadores, com 324 golos marcados em 631 jogos, 433 dos quais ao serviço do Sporting, clube no qual desempenhou também as funções de treinador e diretor.
Representou a Seleção Nacional AA em 30 ocasiões, tendo marcado sete golos pela equipa das Quinas. Além do Sporting, jogou também pela CUF, Vitória FC, 1.º de Maio Sarilhense e pelos norte-americanos do Rochester Lancers e New England Tea Men.
O Sindicato dos Jogadores presta a mais sincera homenagem a Manuel Fernandes, uma das maiores referências do futebol português.
À família enlutada, aos amigos e todos os clubes que representou, em particular o seu Sporting, o presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, apresenta as mais sentidas condolências pelo falecimento do nosso associado:
“Partiu um símbolo do futebol português, um enorme jogador, um ser humano especial que será, para sempre, um de nós.
Quero em nome pessoal e em representação do Sindicato dos Jogadores manifestar o mais profundo pesar pela morte de Manuel Fernandes.
Sendo inequívoco aquilo que deu ao Sporting CP, clube do coração, e ao futebol português, não apenas pelo que fez ao longo da carreira, mas pela forma como marcou diferentes gerações, hoje é um dia particularmente triste para toda a família do futebol.
Os jogadores devem-lhe o exemplo e a inspiração que deixa, ao manter o registo do maior número de jogos na Primeira Liga. Está no lote dos predestinados, alguém que com a sua qualidade futebolística, expressada em muitos e maravilhosos golos, brilhou e fez brilhar uma geração.
Os títulos que ajudou a conquistar e os seus feitos não serão esquecidos, mas na nossa memória fica, sobretudo, a sua simplicidade e bondade intrínsecas.
À família e amigos, com particular solidariedade para com o seu filho Tiago, presto as mais sentidas condolências.
O Sindicato dos Jogadores honra a memória de um dos seus.
Descansa em paz, Manel. Obrigado.”