Venham os quartos!
Portugal venceu Eslovénia em jogo onde Diogo Costa foi Rei.
Portugal venceu a Eslovénia e garantiu um lugar nos quartos de final do Euro 2024. No entanto, foi preciso sofrer e a vitória só chegou no desempate por grandes penalidades.
A seleção lusa entrou por cima do jogo e assim foi durante os 90 minutos, com pouco trabalho para Diogo Costa, mas sem grandes oportunidades flagrantes de golo da equipa portuguesa. O empate foi-se mantendo e o jogo acabou por seguir para prolongamento, onde Cristiano Ronaldo teve nos pés a oportunidade da noite. Falta assinalada sobre Diogo Jota e grande penalidade para Portugal. O capitão foi chamado a marcar, mas Jan Oblak, de resto a grande estrela da Eslovénia, foi implacável e travou o remate de Ronaldo.
No final do prolongamento, os eslovenos ficaram na cara do golo, mas Diogo Costa fez-se gigante e travou aquela que foi a melhor oportunidade adversária da noite. A defesa acabou por levar o jogo para as grandes penalidades.
Na lotaria dos penáltis, Diogo Costa foi rei. Com os adeptos portugueses nas costas, o guardião luso fez o que nenhum havia ainda feito: foi o primeiro a defender três grandes penalidades no mesmo jogo na fase final de um Campeonato da Europa. Penalidades ultrapassadas sem dificuldades: Diogo Costa defendeu a primeira penalidade e de seguida, Cristiano Ronaldo redimiu-se; Diogo Costa defendeu e Bruno Fernandes fez o segundo; Diogo Costa voltou a defender e bastou Bernardo Silva atirar para dentro das redes para Portugal festejar a passagem aos quartos de final.
Portugal joga agora com a França, seleção que tem apenas três golos marcados neste Campeonato da Europa - dois autogolos e um penálti -, no próximo dia 5 de julho, sexta-feira às 20h00.
O vencedor desta partida terá encontro marcado nas meias-finais com o vencedor do Alemanha-Espanha.