Participantes do Estágio alertados para a diminuição do risco de lesão

Fisioterapeuta João Cabrita Martins explicou aos jogadores sem clube quais os cuidados a ter.
A manhã desta terça-feira dos participantes do 22.º Estágio do Jogador começou com uma ação de formação sobre “Lesões: epidemiologia e diminuição de risco”, no Auditório João Lucas do Campus do Jogador, em Odivelas.
João Cabrita Martins, fisioterapeuta da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e da Focus – Health & Performance, explicou aos jogadores sem clube quais os principais cuidados que devem ter para diminuírem o risco de contraírem uma lesão.
Esta formação teve como objetivo caracterizar as diversas tipologias de lesão comuns no futebol, assim como a sua prevalência epidemiológica, e dar a conhecer o trabalho que pode ser desenvolvido no sentido de diminuir os riscos de ocorrência de lesões.
Baseada nas melhores práticas e em conhecimento de ponta científico, esta ação de formação traduziu-se numa ferramenta importante para os jogadores e quem com eles trabalha.
“Com o aumento da densidade competitiva, aumenta também a exigência física a que os jogadores estão sujeitos ao longo de uma época desportiva, o que por sua vez potencia o risco de ocorrência de lesões. Esta formação torna-se pertinente pela importância de alertar para um trabalho de acompanhamento que deve ser efetuado, como forma de diminuir os riscos de lesão para o jogador”, destacou João Cabrita Martins.
O ciclo de formações do 22.º Estágio do Jogador prossegue na quinta-feira com uma sessão sobre procura ativa de emprego.