22 participantes do 22.º Estágio do Jogador já foram colocados
Iniciativa do Sindicato para futebolistas sem clube terminou esta sexta-feira, 30 de agosto.
Chegou ao fim mais uma edição do Estágio do Jogador, a 22.ª. Esta é uma iniciativa criada pelo Sindicato dos Jogadores, em 2001, para futebolistas sem clube, realizando-se anualmente, de forma consecutiva, desde 2004, durante o verão.
De 8 de julho a 30 de agosto de 2024, 51 jogadores livres tiveram a oportunidade de treinar no Campus do Jogador, em Odivelas, realizando 11 jogos de preparação frente a equipas de diferentes escalões competitivos, desde a Liga 3 e Campeonato de Portugal à 1.ª Divisão Distrital da AF Lisboa, e participando em sete ações de formação sobre diversos temas, como o pós-carreira, a literacia financeira ou a relação laboral desportiva.
Beneficiando do estatuto de jogador desempregado, os participantes do Estágio do Jogador que ainda não têm clube podem juntar-se a uma nova equipa mesmo após o fecho da janela de transferências de verão.
Tudo começou a 8 de julho, com o treinador Paulo Lopes, que na época 2023/24 liderou a equipa técnica dos sub-23 do SL Benfica, a trabalhar inicialmente com um grupo de 20 jogadores sem clube. Desde então, e até esta sexta-feira, mais 31 futebolistas passaram pelo Campus do Jogador, num total de 51 atletas que treinaram em Odivelas.
Nomes bem conhecidos do futebol português, como Kadú, Pierre Sagna, Mauro Cerqueira e Evandro Brandão foram alguns dos jogadores que participaram na edição deste ano. Sagna rumou ao União de Santarém, da Liga 3, Evandro Brandão foi para o PSIS Semarang, da Primeira Divisão da Indonésia, e Kadú e Mauro Cerqueira ainda estão sem clube. Até ao momento, 22 participantes do 22.º Estágio do Jogador já definiram o seu futuro.
O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, faz um balanço positivo da 22.ª edição do Estágio do Jogador e destaca que os principais objetivos foram alcançados:
“Esta é uma das iniciativas mais importantes para o Sindicato. O nosso compromisso é para com os jogadores participantes, que atravessam um momento da carreira em que carecem de apoio, não apenas na procura de emprego, mas também no desenvolvimento do seu projeto de vida. Garantimos as melhores condições de treino, apostando igualmente na qualificação e desenvolvimento de competências que serão fundamentais para a transição de carreira. Embora o Estágio do Jogador tenha terminado, continuamos em contacto e a apoiar os jogadores que ainda não têm clube para aquilo que necessitarem, certos de que encontrarão uma solução para a sua carreira.”
Lista dos 29 jogadores ainda sem clube, que participaram no 22.º Estágio:
Guarda-redes: Eric Fiezeh, Josué Duverger, Kadú e Rúben Cerqueira;
Defesas: Délcio Gomes, Ézio Pinto, Filipe, Gabriel Nasa, Mauro Cerqueira, Pedro Lobo, Rafael Neves, Roberto Agostinho e Rodrigo Costa;
Médios: Ary André, Baló, Binhansan Namola, Dário Carvalho, Diogo Castelinho, Júlio Mascarenhas, Luccas Lameirão, Mancebo Mané, Paulo Patrick e Samuel Troconis;
Avançados: Balú, Eric Prazeres, Gianluca Lorenzoni, João Issenguele, Lourenço Ribeiro e Rafael Nascimento.