Sergio Marchi eleito presidente da FIFPRO
Argentino é o primeiro não europeu a presidir à organização.
Sergio Marchi, secretário-geral do Sindicato dos Jogadores da Argentina (FAA) e presidente da Divisão Sul-americana da FIFPRO, foi eleito presidente da FIFPRO na votação realizada pelo Board (direção) global que decorreu na Indonésia.
O líder sindical e ex-defesa que representou clubes como San Lorenzo, Almirante Brown e Santa Fé é o primeiro presidente da organização proveniente de um país não europeu.
No seu primeiro discurso após tomar posse, Sergio Marchi destacou “o início de um novo ciclo na FIFPRO, repleto de desafios que os sindicatos-membros irão encarar com esperança.” Marchi destacou que “não existe futebol sem os futebolistas, e a FIFPRO continuará a trabalhar na melhoria das suas condições, com esperança e convicção.”
Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores e membro do Board agora presidido por Sergio Marchi, destaca a importância desta eleição:
“Conheço o Sergio Marchi há muitos anos. Além de representar um grande Sindicato e um país com grande história no futebol, é um sindicalista de corpo e alma, que trabalha com dedicação, paixão e espírito lutador, sendo tremendamente respeitado pelos seus associados. É uma pessoa com enorme capacidade de agregar e unir a classe. Precisamos, mais do que nunca, dessa capacidade.
Não tenho dúvidas de que saímos reforçados com esta liderança e, em representação de Portugal, estarei sempre disponível para apoiar o novo presidente, na defesa dos direitos e melhoria das condições de trabalho dos jogadores a nível mundial.”