SC Braga vence em casa e FC Porto empata na Bélgica
Equipas portuguesas estão em zona de acesso ao play-off da Liga Europa.
Sem mais espaço para errar, o SC Braga recebeu o Hoffenheim com um único objetivo: vencer. Com os pés assentes no chão e sem se deixar levar pelas emoções, os arsenalistas cumpriram e venceram os alemães por 3-0.
Oito minutos foi o tempo necessário para os homens de Carlos Carvalhal arrumarem com o jogo. Bruma inaugurou o marcador aos dois minutos e Roger fez o segundo aos oito. A partir daí, tudo ficou mais tranquilo.
Com dois golos de rajada a abrir a partida, o Braga encostou o Hoffenheim, mostrando a sua superioridade. Os alemães foram crescendo no jogo, tentando compensar o desastre inicial, mas os bracarenses mantiveram-se firmes e aguentaram, sem pressão, a falta de bola no pé.
A verdade é que os alemães também não foram capazes de criar lances de maior perigo e a baliza de Matheus manteve-se inviolável.
Com o jogo controlado e já com a vitória garantida, o Braga chegou ainda ao terceiro, cinco minutos para lá dos 90’, por intermédio de Vítor Carvalho. Na próxima jornada, o SC Braga vai até à capital italiana para defrontar a AS Roma, no dia 12 de dezembro, às 17h45.
Na Bélgica, o FC Porto defrontou o Anderlecht à procura da segunda vitória na competição. Os azuis e brancos entraram bem na partida e foram mesmo a primeira equipa a encontrarem o golo, ao minuto 24, por Galeno, chamado a converter uma grande penalidade.
Com vantagem de um golo, as equipas recolheram aos balneários e a segunda metade trouxe um Anderlecht mais concentrado e com vontade de dar a volta ao marcador. Assim, aos 52 minutos, Tristan De Greef redimiu-se do penálti cometido na primeira parte e empatou a partida.
De volta à estaca zero, os belgas foram a equipa que mais tentou dar a volta ao resultado, motivados pelo golo do empate. No entanto, Vítor Bruno mexeu na equipa e Fábio Vieira entrou inspirado. O médio precisou de apenas um minuto em campo para colocar os dragões de novo na frente do marcador.
Com o jogo a aproximar-se rapidamente do final, a vitória parecia quase certa, mas os belgas ainda tiveram força e cabeça para voltar a marcar. Aos 86’ a partida voltou a ficar empatada e 2-2 seria mesmo o resultado final. Segue-se agora o Midtjylland, às 20 horas do dia 12 de dezembro, no Estádio do Dragão.
Nos outros encontros com a participação de jogadores portugueses, o grande destaque vai para a vitória do Manchester United por 3-2 sobre o Bodo/Glimt. Bruno Fernandes foi titular e Rúben Amorim lançou Diogo Dalot ao intervalo. Foi o primeiro triunfo do técnico português como treinador dos red devils.
Na Roménia, Costinha foi titular e Sérgio Oliveira jogou os últimos cinco minutos no empate a zero entre o Olympiacos e o Steaua. Também numa igualdade sem golos, Dinis Almeida foi titular no centro da defesa do Ludogorets diante da Lazio.
Em Alkmaar, Alexandre Penetra jogou de início pelo AZ, no empate a um golo com o Galatasaray. Por fim, Rafa Silva marcou o golo solitário do Besiktas na derrota caseira por 3-1 diante do Maccabi Telavive, num jogo em que Gedson Fernandes e João Mário também foram titulares.