Portugal na fase final do Europeu feminino


Seleção Nacional venceu a República Checa por 2-1 e garantiu um lugar entre as 16 finalistas.

A Seleção Nacional de futebol feminino garantiu o apuramento para a fase final do Europeu 2025, ao vencer a República Checa por 2-1, em Teplice, na segunda mão do derradeiro playoff de qualificação.

As baixas temperaturas que se faziam sentir em Teplice não afetaram o rendimento das jogadoras portuguesas, que aos 13 minutos já estavam a vencer por 1-0, num remate de Diana Silva, desviado por Aneta Dedinová.

Antes do intervalo, uma grande penalidade a beneficiar as checas, convertida por Katerina Svitková (35’), restabeleceu a igualdade. Este resultado deixava a eliminatória empatada e com o mesmo resultado registado na primeira mão, no Estádio do Dragão.

Com as duas equipas a precisarem de chegar ao golo para garantir um lugar entre as 16 finalistas do Europeu, foi Portugal quem decidiu a eliminatória, com Diana Silva novamente em evidência. A avançada do Sporting fez o 2-1 aos 76 minutos, garantindo a terceira presença consecutiva da equipa das Quinas na fase final de um Europeu de futebol feminino, depois das edições de 2017 e 2021.

No dia 16 deste mês, a Seleção Nacional ficará a conhecer os adversários na fase de grupos do Europeu, sabendo desde já que estará inserida no pote 4 e que não defrontará nesta fase da competição as seleções da Finlândia, Polónia e País de Gales.

O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, felicita a Seleção Nacional feminina pelo terceiro apuramento consecutivo para o Europeu:

“A presença de Portugal, pela terceira vez consecutiva, na fase final do Europeu é a prova maior da afirmação do futebol feminino português e da jogadora portuguesa no plano internacional.

Tal feito foi possível graças ao investimento sério dos clubes no futebol feminino, ao investimento e trabalho desenvolvido pela FPF nas seleções nacionais, desde as camadas jovens até à equipa sénior e, sobretudo, ao trabalho, dedicação e espírito vencedor das nossas jogadoras.

Não tenho dúvidas de que a prestação das nossas ‘Navegadoras’ na fase final do Europeu 2025 vai dignificar o país e honrar o que tem sido feito pela afirmação do futebol no feminino, não esquecendo o que ainda está para fazer, ao nível das condições laborais, desportivas e apoios para garantir a profissionalização das jogadoras e uma verdadeira igualdade de oportunidades.

Parabéns a todas por esta qualificação. Seguimos juntos!”

Partilhar