FIFPRO World 11: Pelos Jogadores, para os Jogadores

Conhecidos os melhores onzes feminino e masculino do Mundo.
A FIFPRO anunciou esta segunda-feira os melhores onzes feminino e masculino do ano, resultantes de uma eleição exclusiva dos futebolistas profissionais de todo o mundo, incluindo do nosso país.
Relativamente ao melhor onze do ano feminino, destaque para a participação recorde das jogadoras. Nesta edição do World 11, sete mil jogadoras, dos 70 países que integram a FIFPRO, entre os quais Portugal, votaram nos seus pares para elegerem as melhores do ano.
Inglaterra foi o país com maior representação, com as presenças de Lucy Bronze, Mary Earps, Alex Greenwood, Lauren James e Keira Wlash no onze eleito. Destaque ainda para a brasileira Marta, que regressa à equipa do ano pela primeira vez desde 2021 e para a zambiana Barbra Banda que se tornou na primeira jogadora africana a ser eleita para o World 11 feminino.
Já no masculino, Rúben Dias e Cristiano Ronaldo, estiveram entre os 26 candidatos ao World 11, mas acabaram por não configurar na equipa final. Nesta votação participaram mais de 21 mil jogadores, 350 dos quais em Portugal, numa recolha de votos da responsabilidade do Sindicato dos Jogadores.
Real Madrid e Manchester City dominaram o onze do ano, com os merengues a elegerem seis jogadores – entre eles Toni Kroos, que, entretanto, pendurou as chuteiras - e os citizens outros quatro. Virgil van Dijk, do Liverpool, é o outsider desta equipa, como único elemento que não pertence ao Real Madrid ou ao Man. City. Carvajal e Rudiger são os madrilenos que marcam presença na melhor equipa pela primeira vez, enquanto o antigo guarda-redes do Benfica Ederson e o atual Bola de Ouro, Rodri, são os estreantes do City.
O melhor 11 do mundo, quer feminino quer masculino, é constituído por um guarda-redes, três defesas, três médios e três avançados, sendo que o 11.º jogador/a eleito/a será aquele que recebeu mais votos, independentemente da posição.
Confira abaixo os melhores 11 do ano:
FIFPRO World 11 Feminino:
Guarda-redes
Mary Earps (Manchester United/Paris Saint-Germain, Inglaterra)
Defesas
Lucy Bronze (Barcelona/Chelsea, Inglatera)
Olga Carmona (Real Madrid, Espanha)
Alex Greenwood (Manchester City, Inglaterra)
Médios
Aitana Bonmati (Barcelona, Espanha)
Alexia Putellas (Barcelona, Espanha)
Keira Walsh (Barcelona, Inglaterra)
Avançadas
Barbra Banda (Shanghai Shengli/Orlando Pride, Zâmbia)
Linda Caicedo (Real Madrid, Colombia)
Lauren James (Chelsea, Inglaterra)
Marta (Orlando Pride, Brasil)
FIFPRO World 11 Masculino:
Guarda-redes
Ederson (Manchester City, Brasil)
Defesas
Dani Carvajal (Real Madrid, Espanha)
Virgil van Dijk (Liverpool, Países Baixos)
Antonio Rudiger (Real Madrid, Alemanha)
Médios
Jude Bellingham (Real Madrid, Inglaterra)
Kevin De Bruyne (Manchester City, Bélgica)
Toni Kroos (Real Madrid, Alemanha)
Rodri (Manchester City, Espanha)
Avançados
Erling Haaland (Manchester City, Noruega)
Kylian Mbappe (Paris Saint-Germain/Real Madrid, França)
Vinicius Jr (Real Madrid, Brasil)