Samu Aghehowa eleito Melhor Jogador de dezembro da Primeira Liga
Avançado do FC Porto marcou cinco golos e fez duas assistências em cinco jogos.
O avançado Samu Aghehowa, do FC Porto, foi eleito o Melhor Jogador de dezembro da Primeira Liga, pelo Sindicato dos Jogadores.
Samu foi totalista nos cinco jogos que o FC Porto realizou, evidenciando-se com cinco golos e duas assistências. O avançado dos dragões marcou um golo e fez uma assistência na vitória por 2-0 sobre o Casa Pia, apontou o golo do empate a uma bola em Famalicão, voltou a marcar e a fazer uma assistência no triunfo por 3-0 na deslocação ao terreno do Moreirense e bisou no dérbi da Invicta, em que o FC Porto goleou o Boavista por 4-0.
O espanhol de 20 anos somou 15,83% dos votos, seguido pelo colega de equipa Nico González, com 13,46%, e por Viktor Gyökeres (Sporting), que conquistou 13,01% das preferências.
O Melhor Jogador do mês da Primeira Liga é encontrado através do valor médio das pontuações dadas pelos diários desportivos A Bola, O Jogo e Record no período correspondente à votação (ponderação final de 60%) e das escolhas de uma Comissão Técnica nomeada pelo Sindicato, formada pelos ex-jogadores Anselmo, João Paulo, José Carlos, Rebelo e Tiago Pereira (ponderação final de 40%).
Em outubro/novembro, o Melhor Jogador da Primeira Liga, eleito pelo Sindicato dos Jogadores, foi Ángel Di María (Benfica) e no período de agosto/setembro o vencedor foi Viktor Gyökeres (Sporting).
Até ao final da temporada, este prémio será atribuído em mais quatro momentos, em distinções relativas aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril.
O troféu de Melhor Jogador de dezembro da Primeira Liga será entregue brevemente a Samu Aghehowa, em data a definir.