Terminou a participação europeia do Benfica

Barcelona venceu a equipa portuguesa por 3-1, depois de já ter triunfado por 1-0 na primeira mão.
A participação do Benfica na Liga dos Campeões 2024/25 chegou ao fim, depois de o Barcelona ter vencido por 3-1 na segunda mão dos oitavos de final, realizada na Catalunha.
Com uma vantagem de um golo trazida da primeira mão, o Barcelona inaugurou o marcador aos 11 minutos por Raphinha, assistido por Lamine Yamal. A resposta do Benfica não tardou e aos 13’, na sequência de um pontapé de canto, o capitão Otamendi restabeleceu a igualdade, dando um novo alento à equipa portuguesa.
No entanto, foram os catalães que voltaram a marcar, desta vez por Lamine Yamal, num remate em arco, de fora da área, à passagem do minuto 27. Ainda antes do intervalo, aos 43’, o brasileiro Raphinha, que em Portugal representou o Vitória SC e o Sporting, bisou na partida e estabeleceu o resultado em 3-1.
Na segunda parte, o Barcelona geriu a vantagem confortável na eliminatória, não dando hipóteses de reação ao Benfica. O resultado manteve-se inalterado até ao apito final, com os espanhóis a avançarem para os quartos de final da Liga dos Campeões.
Nos outros jogos desta terça-feira, houve seis jogadores portugueses que asseguraram o apuramento para os quartos de final da Liga dos Campeões. Em Liverpool, num duelo que foi decidido apenas no desempate por grandes penalidades, o Paris Saint-Germain avançou para a próxima fase da prova.
Nuno Mendes, João Neves e Vitinha foram titulares nos parisienses, com Gonçalo Ramos a ser lançado no último minuto do prolongamento. Do lado do Liverpool, Diogo Jota também começou a partida de início, tendo sido substituído ao minuto 73.
Além do quarteto luso do PSG, também os portugueses Raphaël Guerreiro e João Palhinha avançaram para os quartos de final, com o Bayern a vencer por 2-0 na visita ao Leverkusen. Guerreiro não saiu do banco de suplentes e Palhinha entrou em campo aos 84 minutos.
Esta quarta-feira, o médio André Gomes pode juntar-se aos seis jogadores portugueses já apurados, caso o Lille elimine os alemães do Dortmund. Tiago Santos também faz parte do plantel dos franceses, mas está lesionado e deverá ficar afastado da competição até ao final da época.