Dois totalistas na Primeira Liga em 2024/25

Guarda-redes Bruno Varela e Gabriel Batista foram os únicos que cumpriram todos os minutos.
Num futebol com um calendário cada vez mais denso, analisámos os minutos que os jogadores cumpriram na época 2024/25 na Primeira Liga.
Apenas dois jogadores, ambos guarda-redes, não perderam um segundo do último campeonato: Bruno Varela (Vitória SC) e Gabriel Batista (Santa Clara) estiveram presentes em todos os instantes das 34 jornadas da Primeira Liga, num total de 3060 minutos, sem considerar os períodos de compensação.
O jogador de campo que mais minutos cumpriu foi o defesa central Marcelo, do Moreirense (2970 minutos), que falhou apenas uma jornada da Primeira Liga, por ter atingido o limite de cinco cartões amarelos, que se traduziu num jogo de suspensão.
Apesar de terem menos minutos de utilização, Francisco Trincão (Sporting), Ricardo Horta (SC Braga), Vangelis Pavlidis (Benfica), Geovany Quenda (Sporting) e Yanis Begraoui (Estoril) foram os únicos jogadores de campo que participaram em todas as jornadas da Primeira Liga, com 2953, 2843, 2269, 2256 e 1923 minutos de utilização, respetivamente. Nesta contabilidade não é considerado o tempo de compensação dado em cada jogo, no final das duas partes, assumindo-se 90 minutos para todas as partidas.
No top-10 dos mais utilizados, em termos de minutos, estão sete guarda-redes e apenas três jogadores de campo. Além dos dois guardiões já mencionados, estão nesta lista Andrew (Gil Vicente) e Lucas França (Nacional), que falharam apenas um jogo, e Diogo Costa (FC Porto), Trubin (Benfica) e Patrick Sequeira (Casa Pia), que não estiveram presentes em apenas duas jornadas.
O jogador de campo com mais minutos nas pernas, depois do brasileiro Marcelo e do português Trincão, foi o avançado Félix Correia, do Gil Vicente (2897 minutos).