Opinião: “Semana da Formação Financeira”


Presidente do Sindicato dos Jogadores assinala o Dia Mundial da Poupança.

Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores, assinala a Semana da Formação Financeira e o Dia Mundial da Poupança, que se celebra a 31 de outubro, no artigo de opinião publicado no jornal Record:

“A semana da formação financeira, organização do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, é já uma referência e o Sindicato tem a honra de fazer parte do consórcio para este Plano Nacional de Formação Financeira.

No próximo dia 31 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Poupança, conceito que ganha especial importância num contexto de pandemia, seja na indústria do futebol ou em qualquer outra.

Nunca, como até aqui, foi tão importante uma gestão sensata e eficaz dos rendimentos. A capacidade para o fazer depende, indiscutivelmente, da educação e sensibilização, preferencialmente desde a idade escolar. Esse trabalho tem sido exemplarmente promovido pelos nossos supervisores financeiros. 

Os jogadores de futebol não vivem imunes a problemas financeiros. Ao contrário do que se pensa, a maioria enfrenta os problemas e desafios de qualquer cidadão comum.

No estudo realizado no ano passado, retirámos algumas conclusões importantes sobre a realidade destes profissionais: os inquiridos apresentaram em grande escala hábitos de poupança e a maioria declarou promover essa gestão de forma isolada, dependendo quanto muito do apoio de terceiros, geralmente pessoas próximas, como familiares e amigos.

Para grande parte dos inquiridos, o momento da transição é visto como decisivo para fomentar a poupança ao longo da carreira. Este diagnóstico diz-nos claramente que a aposta na formação e pedagogia é o melhor caminho para prevenir situações de endividamento, fraude e ruína a que os jogadores são submetidos, o que infelizmente continuamos a registar.

Nota final para elogiar a organização e o comportamento dos adeptos de futebol em Portugal neste regresso aos estádios, por contraponto ao que aconteceu em Portimão na F1. Fizemos por merecer este voto de confiança.”

Partilhar