Sindicato e Supervisores Financeiros realizam webinar
Resiliência financeira dos jogadores de futebol no contexto da pandemia foi o tema do debate.
No âmbito da Semana da Formação Financeira 2020, o Sindicato dos Jogadores, o Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões realizaram no dia 30 de outubro um webinar sobre a Resiliência financeira dos jogadores de futebol no contexto da pandemia de Covid-19.
No debate, online, aberto pelo Presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, participaram os membros da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira (Lúcia Leitão, Maria Igreja e Eduardo Farinha Pereira) e os jogadores profissionais de futebol Tiago Caeiro e Micaela Matos, bem como João Oliveira, representante do Sindicato.
No início da sessão foram recordados os dados do estudo à literacia financeira no futebol português, apresentado em 2019, que incidiu sobre quatro áreas fundamentais: hábitos de poupança, planeamento do orçamento familiar, reforma e escolha de produtos financeiros.
Tiago Caeiro e Micaela Matos apresentaram as experiências que têm tido ao longo das respetivas carreiras e reforçaram a mensagem sobre a importância de criar hábitos de poupança, aplicar adequadamente as poupanças em função dos objetivos e ter alternativas profissionais para acautelar o fim de carreira ou fazer face a situações adversas, como a que atravessamos neste momento.
Por sua vez, os membros da Comissão de Coordenação do PNFF sublinharam a importância da tomada de decisões financeiras informadas e não precipitadas, adequadas ao respetivo perfil e balizadas na obtenção de informação fidedigna junto das entidades que têm o dever legal de a prestar e de conhecer o perfil dos seus clientes. Alertaram, também, para o aumento dos riscos de fraude digital no que respeita à aquisição de produtos e serviços financeiros.