Sindicato divulga guia prático sobre saúde mental
Trabalho realizado em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto.
Este sábado, 10 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Saúde Mental. Para assinalar a data, o Sindicato dos Jogadores, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, lança um guia prático sobre saúde mental, no qual os futebolistas podem consultar algumas das formas de perturbação mais frequentes.
Neste guia prático, para cada um dos 11 problemas associados à profissão de futebolista e potencialmente causadores de perturbação mental, é apresentada uma evidência associada, sinais de manifestação e conselhos para reverter a situação.
A saúde mental é uma parte integrante da saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) define-a como “o estado de bem-estar no qual o indivíduo tem consciência das suas capacidades, pode lidar com o stress habitual do dia-a-dia, trabalhar de forma produtiva e frutífera, e é capaz de contribuir para a comunidade em que se insere”. O Sindicato dos Jogadores reconhece a importância acrescida do tema devido às consequências negativas provocadas pela pandemia.
O Sindicato dos Jogadores e a Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto lançaram o projeto de promoção e prevenção da saúde mental do jogador profissional de futebol, com o objetivo de quebrar o tabu, fazendo um diagnóstico objetivo e implementando um programa de assistência aos jogadores e jogadoras.
A Ordem dos Psicólogos Portugueses, com quem o Sindicato celebrou um protocolo de colaboração em 2019, participou, igualmente, no trabalho de revisão dos conteúdos deste guia.
Consulta o guia prático AQUI.