Sindicato assegura quatro consultas de psicologia aos jogadores


Medida resulta do acordo assinado com a Ordem dos Psicólogos Portugueses.

O Sindicato dos Jogadores e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) apresentaram neste Dia Mundial da Saúde Mental uma bolsa de psicólogos, que garante assistência aos jogadores e jogadoras, independentemente da zona do país em que se encontrem.

A criação da bolsa de psicólogos é uma das medidas previstas no protocolo de cooperação assinado entre as duas entidades em 2019.

Este instrumento permite ao Sindicato disponibilizar os serviços de um psicólogo especialista em psicologia clínica e/ou psicologia do desporto, em todos os distritos do território nacional, incluindo nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores, congratula-se com o acordo e a sua importância neste momento:

“A pandemia agravou os problemas de saúde mental na sociedade em geral, e a realidade no desporto não é diferente. O isolamento e ansiedade provocados pela suspensão de treinos e competições, a incerteza provocada pelo incumprimento ou cortes salariais, o aumento do desemprego e conflitos familiares, entre outros problemas, são sinais de alerta que nos motivaram a garantir soluções objetivas para ajudar os jogadores e as jogadoras. Esta rede, criada em parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses, permite assegurar uma assistência de qualidade, mas sobretudo um acompanhamento de proximidade, independentemente do local onde o jogador se encontre. Agradeço à equipa da Ordem, na pessoa do seu bastonário Dr. Francisco Miranda Rodrigues, bem como à Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, na pessoa do seu Presidente António Rosado e, em particular, ao Dr. Pedro Teques, psicólogo que tem garantido o acompanhamento dos jogadores que procuraram o Sindicato ao longo dos últimos anos e continuará a ser a referência, apoiando-nos na articulação com a rede que agora se cria”.

O Sindicato dos Jogadores garante o custo das quatro primeiras sessões no âmbito desta bolsa. Os interessados podem entrar em contacto através da linha de apoio criada no âmbito do projeto de Saúde Mental: 93 300 95 90 / sjogadores@sjogadores.pt, para obter mais informações.

Partilhar