Projeto YODA Mentors juntou experts nacionais e internacionais


Objetivo é formar profissionais para apoiar os atletas na conciliação da carreira profissional com a académica.

O Sindicato dos Jogadores promoveu esta quinta-feira, no Turim Iberia Hotel, em Lisboa, a conferência “Perspetivas europeias sobre a carreira dual dos atletas”, que juntou vários experts nacionais e internacionais.

Esta conferência decorreu no âmbito do projeto YODA (Young Ordinary and Disabled Sports Athletes) Mentors, financiado pelo programa Erasmus+ Sport da União Europeia, que tem como objetivo desenvolver um programa de formação para profissionais de apoio às carreiras duais, os designados mentores, tendo em vista a sua qualificação para o aconselhamento e acompanhamento dos atletas durante a sua carreira desportiva.

“Pretendemos que quem seja atleta não o deixe de ser para estudar, e que quem estude não deixe de fazer uma carreira desportiva, e para tal precisa de um profissional que o possa acompanhar e aconselhar”, afirmou Bruno Avelar Rosa, coordenador do Gabinete de Educação e Formação do Sindicato dos Jogadores , à margem da conferência.

No âmbito do projeto será construído um curso de formação de mentores dirigido, principalmente, a ex-treinadores, professores, psicólogos ou dirigentes, contando o curso também com a participação de atletas que assim têm a oportunidade de receber acompanhamento durante a parte prática. Estes atletas devem pertencer aos quadros das seleções nacionais dos respetivos países ou fazer parte de projetos olímpicos.

Em Portugal, a construção e validação dos conteúdos do curso do projeto está a cargo de Duarte Lopes, diretor do gabinete de desporto do ISCTE-INDEG, especialista da Comissão Europeia no âmbito das carreiras duais e membro da direção de organizações de topo a nível nacional e internacional relacionadas com o desporto universitário, e Vítor Pardal, coordenador das unidades de apoio ao alto rendimento na escola (UAARE) da direção-geral da educação, com o suporte do Sindicato dos Jogadores. Na versão-piloto do curso que terá início no princípio da época desportiva 2019/2020, participarão quatro mentores e dezasseis atletas de cada país participante no projeto (Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Lituânia e Letónia).

Esta foi a segunda reunião dos parceiros do projeto YODA Mentors, depois da ocorrida em Trani (Itália), em janeiro deste ano. O próximo encontro terá lugar em Salónica (Grécia), no mês de setembro.

O projeto YODA é coordenado administrativamente pela ASD Margherita Sport & Vita Basket (Itália) e concetualmente pela Fundação Universidade Isabel I (Espanha), especializada em ensino à distância.

Toda a informação sobre o projeto YODA Mentors AQUI.

Partilhar