Candidaturas abertas para o curso-piloto do YODA Mentors


Prazo de inscrição decorre até ao dia 30 de junho.

Estão abertas as candidaturas para a participação no curso-piloto de formação de mentores, realizado no âmbito do projeto YODA Mentors e cujas inscrições decorrem até ao dia 30 de junho.

O curso dirige-se preferencialmente a ex-atletas, treinadores, dirigentes, professores e psicólogos que tenham experiência na gestão de carreiras duais, com o objetivo de qualificá-los para o aconselhamento e acompanhamento dos atletas durante a sua carreira desportiva no que à relação entre o alto rendimento e qualificação escolar diz respeito, considerando também as especificidades relacionadas com a inclusão de atletas com deficiência.

O perfil pretendido para os participantes do curso é o seguinte:

- Ter sido atleta;
- Ter experiência anterior como treinador, professor ou psicólogo desportivo;
- Possuir um grau de educação superior;
- Estar envolvido na gestão da carreira dual de atletas (com ou sem necessidades especiais);
- Possuir conhecimentos de inglês;
- Ter experiência anterior com atletas com necessidades especiais;
- Não ter participado em outros programas de mentoria;
- Trabalho com atletas/para-atletas em idade escolar/universitária que possam estar interessados em participar no projeto YODA como orientandos.

No dia 10 de julho serão apresentados os primeiros seis selecionados a participarem no curso, de acordo com os resultados obtidos através da sua candidatura.

Entre os dias 11 e 20 de julho, os seis candidatos a mentores serão entrevistados pelos experts do projeto YODA Mentors. Segue-se, entre os dias 21 e 30 de julho, a seleção final dos quatro mentores de cada país (Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Letónia e Lituânia) que irão participar no curso-piloto por decisão do conselho de experts.

O curso é constituído por dez módulos, sendo que destes, oito são teóricos e dois são práticos. Nos dois módulos práticos, cada formando terá a possibilidade de acompanhar entre quatro e oito atletas europeus durante um período determinado de tempo, executando desta forma as ferramentas aprendidas nos módulos teóricos.

A formação é realizada em regime e-learning em formato assíncrono, pelo que os formandos podem aceder aos seus conteúdos a qualquer momento e de acordo com o seu próprio ritmo.

Os oito módulos teóricos serão levados a cabo entre 16 de setembro de 2019 e 26 de junho de 2020, enquanto os dois módulos práticos serão realizados entre 6 de julho de 2020 e 18 de novembro de 2020.

Os mentores terão como principais responsabilidades estarem totalmente envolvidos no programa de formação e participarem nas reuniões do projeto YODA em Salónica, Grécia (outubro de 2019) e Burgos, Espanha (dezembro de 2020), com as despesas a serem cobertas pelo projeto.

O YODA Mentors, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus+ para a área do desporto, é um projeto que procura contribuir para o desenvolvimento das carreiras duais no contexto europeu através da formação dos responsáveis pela gestão deste processo ao longo do percurso dos atletas.

A candidatura é feita AQUI.

Partilhar