Jogador formado localmente


Sindicato apresenta regime para as diferentes competições.

1. Competições profissionais (Liga NOS e LigaPro)
Considera-se jogador formado localmente aquele que tenha sido inscrito na Federação Portuguesa de Futebol (FPF), pelo período correspondente a três épocas desportivas completas ou 36 meses, entre os 15 e os 21 anos de idade, inclusive, bem como o jogador com idade entre os 15 e os 18 anos, inclusive, que nunca tenha sido inscrito por outra federação nacional.

O plantel deve incluir um mínimo de 10 ou oito jogadores formados localmente, consoante o clube tenha ou não equipa B. Todos estes jogadores devem estar devidamente registados e habilitados a participar nas referidas competições.

Na LigaPro é obrigatória a inclusão de 3 jogadores formados localmente na ficha de jogo, e as equipas B devem integrar pelo menos 10 formados localmente nas fichas de jogo.

2. Campeonato de Portugal
Considera-se jogador formado na FPF, para efeitos desta competição, aquele que, entre os 13 anos, ou no início da época desportiva em que atinge essa idade, e os 21 anos, ou no termo da época desportiva em que atinge essa idade, independentemente da sua nacionalidade e idade, esteve registado por clubes integrados na FPF, de forma continuada ou interpolada, por 3 épocas desportivas completas ou por 24 meses.

Os clubes participantes no presente campeonato têm obrigatoriamente de inscrever e fazer constar das fichas técnicas dos jogos pelo menos 12 jogadores formados localmente na FPF, independentemente do estatuto (profissional ou amador).

3. Liga Revelação
Considera-se, igualmente, jogador formado na FPF aquele que, entre os 13 anos, ou no início da época desportiva em que atinge essa idade, e os 21 anos, ou no termo da época desportiva em que atinge essa idade, independentemente da sua nacionalidade e idade, esteve registado por clubes integrados na FPF, de forma continuada ou interpolada, por 3 épocas desportivas completas ou por 24 meses.

Os clubes participantes nesta competição não podem incluir nas fichas técnicas dos jogos mais de 7 jogadores não formados localmente na FPF, independentemente do seu estatuto.

Para mais informações contacta o Gabinete Jurídico do Sindicato dos Jogadores:

gabinete.juridico@sjogadores.pt

21 321 95 91

Partilhar