Campeões do Mundo!


Portugal destronou Argentina numa vitória por 2-1.

Portugal sagrou-se Campeão do Mundo de Futsal. Depois do Europeu em 2018, chegou a vez de conquistar um Mundial pela primeira vez na história e logo frente à Argentina que lutava pela revalidação do título.

Os portugueses chegaram à vantagem ainda na primeira parte pelos pés de Pany, um verdadeiro goleador neste Mundial e o herói desta final. No regresso do intervalo, a Argentina entrou mais pressionante, mas incapaz de colocar a bola no fundo da rede. Portugal aproveitou e aumentou a vantagem para 2-0, golo marcado, uma vez mais, por Pany. A seleção sul-americana reagiu de imediato, reduzindo a desvantagem e fazendo o seu primeiro e único golo da partida.

Num jogo impróprio para cardíacos, Portugal tentou segurar o resultado frente a uma Argentina nervosa e pressionante. Valeu Bebé e um poste, a dois segundos do final do encontro.

O melhor resultado de sempre da seleção das Quinas num Mundial havia sido um terceiro lugar, conquistado em 2000 no Guatemala.

Na noite de dia 3 de outubro de 2021, Portugal fez história, tornou o sonho realidade e ergueu o troféu do Campeonato do Mundo de Futsal. Num pavilhão repleto de emigrantes e estudantes de Erasmus, a festa foi lusa e com lágrimas à mistura.

Ricardinho foi eleito o melhor jogador da competição e ouviu o hino nacional pela última vez com a camisola da seleção, fechando o capítulo de uma carreira brilhante - com 187 internacionalizações, seis vezes melhor do mundo e campeão europeu - com o erguer do mais importante título disputado por seleções.

O Sindicato dos Jogadores enaltece o histórico feito de todos os atletas e equipa técnica da Seleção portuguesa e felicita, com orgulho, todos os envolvidos pela conquista do Campeonato do Mundo 2021.

Partilhar