Portugal é bicampeão da Europa de futsal


Seleção Nacional revalida título conquistado em 2018.

Portugal entrou na quadra, este domingo, às 16h30, para disputar o título de campeão europeu frente à Rússia, adversário eliminado pela Seleção Nacional nas meias-finais do Euro 2018. Os homens de Jorge Braz não entraram com o pé direito e deram espaço suficiente aos russos para crescerem no jogo. Assim, aos 13 minutos, Portugal já perdia por 2-0 – tal como aconteceu na meia-final frente à Espanha.

Ainda antes do intervalo, Portugal conseguiu reduzir por Tomás Paçó e foi para o intervalo à procura de uma reviravolta no marcador. E assim foi. André Coelho começou por fazer o golo do empate e, apenas cinco minutos depois, marcou também o golo que enviava Portugal para a frente do marcador, depois de um grande passe de trivela de Miguel Ângelo.

Uma vez mais, Portugal recuperava de um 2-0, mas, ainda assim, o resultado não era tranquilizador o suficiente. A sofrer, mas com a sua grande qualidade defensiva à vista de todos, os portugueses chegaram ao 4-2, por Pany Varela, a um segundo do fim da partida.

Portugal tornou-se, assim, bicampeão da Europa e é a primeira seleção a conquistar dois Europeus e um Mundial consecutivos. Esta conquista coincidiu com a centésima vitória oficial da Seleção Nacional, que não perde um jogo oficial em tempo regulamentar há quase seis anos. O jovem Zicky Té, de 20 anos, foi considerado o melhor jogador da prova.

Portugal inicia agora uma nova era de conquistas, depois de Ricardinho anunciar a sua retirada da Seleção Nacional.

O Sindicato dos Jogadores, através do presidente Joaquim Evangelista, felicita a Seleção Nacional de futsal pela conquista do Europeu 2022 de futsal:

“Capitão de equipa, demais jogadores, selecionador nacional e membros da comitiva lusa,

Em meu nome pessoal e na qualidade de presidente da Direção do Sindicato dos Jogadores, quero felicitar-vos pela renovação do título europeu, mais um momento histórico para a modalidade e que vos deixa a todos na história do desporto nacional.

Este título representa a afirmação da nossa identidade e dignifica o futsal português e todos os seus apoiantes. É absolutamente louvável a entrega, espírito de sacrifício e resiliência com que foram superando cada obstáculo até à conquista.

O futsal português merece reconhecimento, investimento e um reforço dos apoios e condições dos atletas que retribuem, a cada competição, com títulos e forma de estar que dignifica o país.

Parabéns a todos, bem como à Federação Portuguesa de Futebol, que garantiu as condições estruturais para este feito.”

Partilhar