Benfica e Sporting na final four da Liga dos Campeões


Equipas portuguesas garantiram lugar na fase final da maior competição europeia de clubes.

O Benfica, depois de um susto inicial, conseguiu dar a volta na Ronda de Elite e garantir um lugar na final four da competição. Já o Sporting venceu os três jogos e garantiu também um dos quatro lugares disponíveis.

As águias foram a jogo no passado sábado, 26 de novembro, sabendo que precisavam apenas de um empate para garantir a passagem à final four, uma vez que Chrudim e Luxol St. Andrews haviam também emaptado a duas bolas. Ainda assim, o Benfica quis ir mais longe e entrou com vontade de vencer o Kairat Almaty, anfitrião da fase de grupos.

A verdade é que os cazaques começaram a partida por cima e foram mesmo os primeiros a chegar ao golo, logo aos 6 minutos. O golo acabou por fazer bem ao Benfica, que soube reagir e começou a dominar a partida. No entanto, foi necessário esperar pelo segundo tempo para haver golo encarnado. Apesar da pressão do Benfica, o Kairat soube aguentar e conter as ofensivas portuguesas.

Na segunda parte, o Benfica entrou com a mesma força com que havia terminado a primeira metade e o empate acabou por surgir aos 24 minutos de jogo, por Rômulo. Com o empate estabelecido e algumas oportunidades de parte a parte, o jogo foi arrefencendo com a passagem do tempo, com as equipas a resguardarem-se e conterem-se mais de minuto para minuto. Ainda assim, houve tempo para o Benfica virar o resultado e garantir a vitória. Estávamos no minuto 39 quando Arthur conseguiu desatar o nó do empate e dar ao Benfica a segunda vitória na Ronda de Elite.

Já o Sporting, exemplar desde o primeiro jogo, não facilitou. Apesar de precisar apenas de um empate, os leões fizeram questão de terminar a Ronda de Elite só com vitórias. Assim, foram à casa do Feldi Eboli dominar e golear os anfitriões italianos.

O jogo começou com o Sporting muito perto da baliza italiana e, depois de várias oportunidades desperdiçadas, o golo inaugural chegou aos 10 minutos. O internacional português Zicky Té cabeceou para o fundo das redes, fazendo o 1-0 para os leões. O Sporting continuou a pressionar o Eboli, que sem conseguir sair a jogar, conseguiu impedir mais golos verde e brancos.

Com a segunda parte, chegou uma maior assertividade. Cavinato fez o 2-0 ainda antes de completar o primeiro minuto da segunda metade e abriu a pista. Miguel Ângelo aumentou a vantagem para 3-0 e, mais trade, Diogo Santos e Sokolov fizeram o 4-0 e o 5-0, respetivamente, com menos de um minuto de diferença entre golos.

Assim, as duas equipas portugesas garantiram um lugar nos últimos quatro. Benfica e Sporting juntam-se assim aos espanhóis do ER Mallorca Palma Futsal e aos belgas do RSC Anderlecht. A final four terá lugar entre os dias 4 e 7 de maio de 2023, em local ainda por definir.

Partilhar