A FIFPro atua de acordo com os seguintes 16 princípios:

- A FIFPro é a organização representativa de todos os jogadores profissionais (sindicatos de jogadores) a nível mundial.

- A FIFPro é uma organização democrática dirigida pelos jogadores. Igualdade e solidariedade são conceitos-chave.

- Todos os sindicatos associados defendem ativamente os interesses individuais e coletivos dos jogadores.

- Aos jogadores que sejam sócios de um sindicato associado à FIFPro são, por extensão, garantidas as condições de apoio em sindicatos de outros países.

- Em caso de litígios nacionais e internacionais, os jogadores têm direito a uma arbitragem independente e justa. Cinquenta por cento dos membros do órgão de arbitragem serão escolhidos pelos jogadores.

- A FIFPro exige direitos e obrigações iguais para todos os jogadores em todo o mundo.

- A FIFPro assume uma atitude excecionalmente crítica para com qualquer sistema de transferência para jogadores profissionais.

- A FIFPro defende um equilíbrio justo entre a legislação laboral e as características específicas do futebol enquanto desporto. Este equilíbrio pode apenas ser estabelecido através de um contrato coletivo de trabalho internacional.

- A FIFPro compromete-se a alcançar um contrato de trabalho tipo e um calendário internacional de jogos.

- A FIFPro ambiciona a criação de sindicatos de jogadores em todo o mundo, que actuem com independência dos clubes, agentes e federações.

- Uma vez que a FIFA reconhece a FIFPro enquanto única representante dos jogadores, todos sindicatos afiliados à FIFPro deverão ser reconhecidos pelas federações nacionais e internacionais enquanto sindicatos de jogadores independentes.

- A FIFPro não faz qualquer distinção de jogadores com base na sua nacionalidade, religião, convicções políticas, raça ou género. A FIFPro é contra e opõe-se a toda e qualquer forma de racismo e violência.

- A FIFPro opõe-se a todas as formas de exploração de jogadores por parte de terceiros. A FIFPro defende a transparência e a monitorização de todas as movimentações.

- O problema do doping requer consulta adicional. Os procedimentos relativos a testes devem ser fidedignos e uniformes. No caso de se verificarem sanções, devem ser tomadas em consideração as circunstâncias pessoais e decididas caso a caso. As sanções não devem ser desproporcionais.

- A FIFPro respeita e protege os direitos de imagem dos jogadores, tanto individual como coletivamente.

- A FIFPro protege o direito dos jogadores no que concerne à transmissão dos jogos de futebol via rádio, televisão ou outros meios de comunicação.