Caracterização
"Football Welcomes Refugees"
O desporto e o futebol, em particular, assumem a sua dimensão social e solidária para com os refugiados.Projecto
O desporto desempenha na sociedade um papel transversal. É factor de integração social, de promoção da educação, da diversidade e da saúde pública. Paralelamente reforça os valores do respeito mútuo, da tolerância, não discriminação e fair-play. Assume, assim, um papel acrescido, enquanto instrumento de inclusão social, na luta contra o racismo, a violência, contra a xenofobia, a intolerância, numa palavra, contra as más práticas. Considerando a crise humanitária que afecta os refugiados dos países em guerra e o actual movimento migratório, compete ao SJPF convocar os jogadores e, paralelamente, as instituições com responsabilidade social, para, em conjunto, apoiar os refugiados.
Contexto
O futebol, fonte de paixão e emoção, continua infelizmente a potenciar extremismos que afrontam os princípios da fraternidade, da igualdade, da justiça, da dignidade e do respeito pelo ser humano. A violência e o racismo, como tem sido evidenciado, não só no plano desportivo mas também no plano social e político, continuam a marcar a nossa actualidade.
Neste contexto, o SJPF cumpre a sua missão enquanto representante dos profissionais de uma modalidade que pretende ser exemplar e inspiradora: o futebol. Assim, organiza entre 24 e 31 de Outubro de 2015 a 11.ª edição da Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto.
Local
Pelo seu carácter multicultural e cosmopolita, Lisboa é o local perfeito para dar lugar a mais uma edição da Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto. O SJPF faz-se valer da capacidade de acolhimento que caracteriza os lisboetas, sobretudo no que diz respeito à compreensão perante as questões ligadas à segregação social.
A capital portuguesa, em especial o Estádio Universitário, é desta forma o local ideal para a realização de um evento desta magnitude e com esta ideia-base de uma comunidade variada e respeitadora da diferença, tanto no desporto como fora dele.
Objectivos
• Promover o futebol e os valores do respeito, fair-play e tolerância;
• Valorizar a inclusão social no e pelo desporto;
• Enfatizar a função do desporto enquanto unificador da sociedade, fomentando espaços de convívio e de tolerância;
• Promover a participação dos jovens em actividades salutares, evitando o desvio para práticas de risco;
• Promover acções de sensibilização e de apoio aos refugiados;
• Combater a crise de valores e a desintegração e exclusão social.
Slogan
Por forma a oferecer força à própria campanha, o SJPF propõe que a Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto tenha como slogan a frase: Football Welcomes Refugees.
11.ª Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto
Organização
SJPF – Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol
Parceiros
COP - Comité Olímpico de Portugal
FPF – Federação Portuguesa de Futebol
LPFP – Liga Portuguesa de Futebol Profissional
FIFPro – Federação Internacional dos Sindicatos de Futebolistas Profissionais
FARE – Football Against Racism in Europe
SPIN - Sport Inclusion Network
Football People
ANTF – Associação Nacional de Treinadores de Futebol
APAF – Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol
A Bola
Record
RTP
SIC
CMTV
Sport TV
CPR - Conselho Português para os Refugiados
ACM - Alto Comissariado para as Migrações