Unidos pelos refugiados


11.ª edição da Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto apresentada no Estádio Universitário.

A assinatura de dois Memorandos de Entendimento – “Football Welcomes Refugees” marcou a abertura oficial da 11.ª Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto, uma iniciativa do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF).

O evento, que decorreu no Estádio Universitário, em Lisboa, contou com a presença dos signatários, vários ex-jogadores (João Vieira Pinto, José Carlos, José Pedro, João Oliveira Pinto, Carla Couto, João Paulo e Anselmo, entre outros)  e a "equipa" do Sindicato.

Joaquim Evangelista, presidente do SJPF, José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, José Gomes, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, João Domingos, representante da RTP, Paulo Garcia, representante da SIC, Tiago Costa, representante da Sport TV, Paulo Lima, representante da CMTV, Fernando Guerra, director adjunto do jornal A Bola e Nuno Farinha, director adjunto do jornal Record, assinaram o Memorando de Entendimento que reúne a família do desporto e do futebol.

Pedro Calado, presidente do Alto Comissariado para as Migrações, Agostinho Homem, membro da direcção do Conselho Português para os Refugiados, e Joaquim Evangelista, presidente do SJPF, rubricaram o Memorando mais específico, centrado na situação vivida pelos refugiados.

Nas respectivas intervenções, todos os signatários falaram da importância do futebol no combate a alguns problemas que afectam a sociedade, nomeadamente a exclusão social, a discriminação, o racismo e a violência.

“O desporto assume a sua dimensão social e solidária para com os refugiados. O futebol é integração, é inclusão. É nosso dever institucional e de cidadania colocar o desporto ao serviço de causas maiores e humanitárias”, afirmou Joaquim Evangelista acrescentando que um dos objectivos específicos da iniciativa do SJPF é orientar os refugiados para o desporto, promovendo a prática desportiva e o voluntariado. Será também fornecido material desportivo ao Conselho Português para os Refugiados.

Até ao dia 28 de Outubro serão promovidas várias acções no âmbito da 11.ª Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto. Mensagens dos capitães de equipa da I e II Ligas serão divulgadas e nos dias 24, 25 e 26 serão exibidas faixas alusivas à inicativa, nos jogos Estoril vs. Rio Ave, Vitória de Guimarães vs. Académica, FC Porto B vs. Oliveirense, Benfica vs. Sporting e Belenenses vs. União da Madeira.

A 26, 27 e 28 de Outubro serão levadas a cabo acções de sensibilização nas escolas de Lisboa e Setúbal, tendo em vista a consciencialização juvenil para o problema dos refugiados e do racismo e violência no desporto.

No dia 27 de Outubro será exibida a faixa alusiva à iniciativa no jogo da Selecção Nacional Feminina frente à República da Irlanda, pelas 15 horas.

A Semana encerrará a 28 de Outubro com a realização de um workshop sobre o tema.

Foto: Alexandre Pona/ASF.

Partilhar