Football Welcomes Refugees chega às escolas


Acção integrada na iniciativa do SJPF contou com a presença do jogador Frederico Venâncio.

Foi um dia diferente para cerca de 100 alunos da Escola Secundária Lima de Freitas, em Setúbal. O SJPF, no âmbito da 11.ª Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto, promoveu uma acção capaz de despertar consciências, na qual esteve presente Frederico Venâncio, jogador do Vitória de Setúbal.

“O futebol é um meio muito forte para combater o racismo e para a união entre os povos”, explicou Venâncio aos jovens presentes no auditório da Escola Secundária Lima de Freitas.

Anselmo, delegado do SJPF para a área da educação, relatou a experiência que viveu no Qatar enquanto jogador, que despertou o interesse e a atenção da plateia. “O povo qatari recebeu-me de forma incrível. Explicaram-me o que tinha de fazer para respeitar a religião deles e acolheram-me de braços abertos. Estive num país muçulmano e fiz amigos para toda a vida”, contou o ex-jogador.

No final da sessão de esclarecimento, os alunos foram convidados a escrever uma frase sobre a Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto, sendo que a mais original de entre todas as escolas visitadas pelo SJPF será premiada.

As acções nas escolas, no âmbito da 11.ª Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto, prosseguem nos dias 28, 29 e 30 de Outubro.  

Partilhar