FPF

A Federação Portuguesa de Futebol é uma pessoa colectiva de direito público, sem fins lucrativos, fundada em 31 de Março de 1914 e tem como principal objectivo promover, organizar, regulamentar e controlar o ensino e a prática do futebol em todas as especialidades e competições.

A relação institucional entre o SJPF e a FPF funda-se no facto do SJPF ser sócio ordinário da mesma, cabendo-lhe 15% de votos na Assembleia Geral.

Paralelamente, sendo a FPF o organismo máximo do futebol português com as atribuições e competências que daí lhe advêm, é inevitável um constante relacionamento com o SJPF no âmbito da prossecução por este do seu objectivo nuclear ou seja a defesa permanente dos interesses dos seus associados.

A nível burocrático/administrativo, a actividade do SJPF passa, necessariamente pelo contacto diário com a FPF, desde assuntos relacionados com a inscrição de jogadores, às rescisões de contratos, às sanções disciplinares e certificados internacionais, entre outros.

Contrato Colectivo de Trabalho - negociações

As negociações sobre a revisão do Contrato Colectivo de Trabalho celebrado entre a LPFP e o SJPF foram reiniciadas.

Recorda-se  que o actual CCT data de 1998 (o primeiro CCT data de 1991), um marco à época em que foi elaborado.

Atenta a  mudança que o futebol e o direito laboral sofreram no plano nacional e internacional nos últimos anos, justifica-se a sua adaptação à actual realidade de forma justa e equilibrada.