Jogadores unem-se contra o racismo
Caso Dani Alves faz espoletar campanha mundial.
É uma verdadeira mobilização contra o racismo. Após o episódio de Dani Alves, que teve uma resposta fantástica a um insulto de índole racista, Neymar deu o mote e gerou uma onda de solidariedade sem precedentes. Comecemos pelo princípio.
Decorre o minuto 76 do Villarreal-Barcelona. Dani Alves dirige-se à linha de fundo para cobrar um canto quando um adepto atirou ara o campo uma banana. Imperturbável, o lateral brasileiro descascou o fruto e comeu-o sem cerimónias, marcando de seguida o pontapé de canto. Importa dizer que o adepto foi identificado e banido para sempre do El Madrigal, estádio do Villarreal.
Depois disto, Neymar tirou uma fotografia de banana em riste, com o seu filho, e publicou a imagem com a hashtag “somos todos macacos”. Desde então a mobilização tem-se tornado mais e mais global. De jogadores a chefes de Estado, passando por treinadores e meros anónimos, a moda agora pegou.
O SJPF congratula-se com a campanha antirracismo a nível global e recorda que, anualmente, promove a Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto.
Veja AQUI o vídeo do sucedido com Dani Alves.