SJPF revela os melhores 11 de 2016


Jogadores e jogadoras elegeram os seus favoritos.

Estão encontrados os melhores 11 de 2016. Os jogadores e jogadoras de todos os clubes da Primeira Liga, Segunda Liga e Liga de Futebol Feminino elegeram os que mais se destacaram no último ano, num sistema tático de 4x3x3, que resultou na eleição dos melhores 11 de 2016, em três categorias: Primeira Liga, Segunda Liga e Liga de Futebol Feminino.

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) recolheu os votos junto dos jogadores e jogadoras de todos os clubes das três competições referidas, que resultaram na eleição das equipas ideais de 2016.

A equipa do ano é formada por um guarda-redes, quatro defesas, três médios e três avançados. Na Primeira Liga, Benfica, Sporting e FC Porto são os clubes representados no melhor 11 de 2016, com destaque para o tricampeão nacional que tem seis jogadores na equipa ideal.

Portimonense, Varzim, Desportivo das Aves, Benfica B e FC Porto B são as equipas que colocam jogadores no melhor 11 da Segunda Liga, enquanto o Sporting, o SC Braga e o Futebol Benfica são os emblemas representados na equipa ideal feminina.

Os vencedores foram distinguidos na segunda edição da gala das Quinas de Ouro, organizada em conjunto pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), pelo SJPF e pela Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (ANTF).

Eis o melhor 11 da Primeira Liga de 2016:

Guarda-redes: Ederson Moraes (Benfica);
Defesas: Nélson Semedo (Benfica), Victor Lindelöf (Benfica), Sebastián Coates (Sporting) e Alex Telles (FC Porto);
Médios: Danilo Pereira (FC Porto), Adrien Silva (Sporting) e Pizzi (Benfica);
Avançados: Gelson Martins (Sporting), Jonas (Benfica) e Mitroglou (Benfica).

Melhor 11 da Segunda Liga:

Guarda-redes: Quim (Desportivo das Aves);
Defesas: Ricardo Pessoa (Portimonense), Jadson (Portimonense), Rúben Dias (Benfica B) e Lumor (Portimonense);
Médios: Nelsinho (Varzim), Paulinho (Portimonense) e Francisco Ramos (FC Porto B);
Avançados: Rui Costa (Varzim), Amilton (Portimonense) e Pires (Portimonense).

Melhor 11 da Liga de Futebol Feminino:

Guarda-redes: Rute Costa (SC Braga);
Defesas: Matilde Fidalgo (Futebol Benfica), Sílvia Rebelo (SC Braga), Bruna Costa (Sporting) e Joana Marchão (Sporting);
Médios: Fátima Pinto (Sporting), Vanessa Marques (SC Braga) e Andreia Norton (SC Braga);
Avançadas: Diana Silva (Sporting), Jéssica Silva (SC Braga) e Solange Carvalhas (Sporting).                          

O presidente do SJPF, Joaquim Evangelista, sublinha a importância desta iniciativa e felicita os premiados:

“O SJPF, no âmbito desta gala, promoveu autonomamente a eleição do melhor 11 Masculino da Liga NOS e da Ledman LigaPro e do melhor 11 Feminino da Liga Allianz.

Fizemo-lo porque acreditamos que, ao distinguir o talento, estamos a valorizar os nossos atletas, o nosso futebol, o nosso desporto.

Esta eleição é da exclusiva responsabilidade das jogadoras e dos jogadores a atuar em Portugal. É por isso um prémio especial! Uma eleição entre pares!

Da nossa parte, mais importante do que os prémios é a consciência de estar ao lado dos verdadeiros protagonistas, sobretudo nas horas difíceis e infelizmente são muitas.

Apelo por isso aos dirigentes para que respeitem o futebolista profissional, que apostem na sua formação integral, porque ao fazê-lo estão a garantir o futuro do futebol português!

Termino, fazendo a apologia dos valores desportivos do respeito e do fair-play, da defesa da aposta na formação e da solidariedade!

E por falar em solidariedade e porque a vida está primeiro, envio um abraço ao jogador do Boavista, Edu Ferreira, que enfrenta o seu jogo mais difícil contra uma doença oncológica.

Aos vencedores e premiados os meus parabéns. Independentemente do clube e da nacionalidade merecem o nosso reconhecimento porque foram os melhores. Para os que não foram contemplados, mas todos os dias contribuem para engrandecer os clubes, a federação e o país uma palavra de incentivo e confiança.

A todos um abraço do tamanho do nosso futebol. Bem hajam!”

Partilhar