Sindicato revela os melhores 11 de 2017


Votações envolveram mais de 900 futebolistas.

Já estão definidos os melhores onzes do ano de 2017, votados pelos futebolistas das três principais Ligas e anunciados na Gala das Quinas de Ouro, na noite desta segunda-feira. A iniciativa, organizada pelo Sindicato dos Jogadores, pelo segundo ano consecutivo, contou com a participação de 904 futebolistas.

Há quatro alterações em relação ao onze da I Liga de 2016, mantendo-se sete nomes: Rui Patrício rende Ederson na baliza, Felipe entra para o lugar que há um ano foi de Lindelöf, Adrien Silva cede a vaga a outro jogador do Sporting, William Carvalho, e na frente Mitroglou dá lugar ao portista Brahimi.

No que diz respeito à distribuição por clubes, FC Porto e Sporting têm quatro elementos cada, enquanto o Benfica fica com três.

Estas escolhas são da responsabilidade dos 335 jogadores da Liga NOS que participaram na votação, para um total de 3919 votos válidos.

No anúncios dos onzes, durante a Gala, o presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, aproveitou para proceder à defesa do jogador português: "Este é um prémio especial, porque são os próprios jogadores que elegem os melhores entre si. Quero dar os parabéns aos vencedores, mas sobretudo relembrar os que não estão aqui hoje, mas todos os dias, através do seu profissionalismo, dão o seu melhor para esta atividade ter sucesso. Que se inspirem nos vencedores, no Cristiano, no Ricardinho, na Jéssica, e se convençam que é possível atingir o melhor nível. A segunda nota é para dizer que mais importantes do que os prémios é o reconhecimento, a dignidade e o respeito que os jogadores merecem. E numa altura em que o futebol português vive um período tão conturbado, em que muitas vezes vêm a público suspeições que põem em causa o profissionalismo dos jogadores, eu peço a toda a família do futebol que faça um esforço, que dê apoio e e respeite os jogadores, e que valorize o jogador português. Aproveito também para fazer minhas as palavras de José Mourinho e fazer um apelo aos dirigentes do futebol português: apostem no jogador português porque vale a pena."

Eis o melhor 11 da Primeira Liga de 2017:

Guarda-redes:
 Rui Patrício (Sporting);
Defesas: Nélson Semedo (Benfica), Felipe (FC Porto), Sebastián Coates (Sporting) e Alex Telles (FC Porto);
Médios: Danilo Pereira (FC Porto), William Carvalho (Sporting) e Pizzi (Benfica);
Avançados: Gelson Martins (Sporting), Jonas (Benfica) e Brahimi (FC Porto).

Na II Liga, há apenas três repetentes de 2016: o central benfiquista Rúben Dias, e o médio Paulinho e o avançado Pires, ambos do Portimonense. Por equipas, o FC Porto B é o mais representado, com três jogadores, seguidos de Académica e Portimonense, com dois cada. Há um ano, o Portimonense estava em clara maioria, com seis representantes.

Para estas escolhas votaram 367 jogadores, para um total de 3702 votos válidos.

Melhor 11 da Segunda Liga:

Guarda-redes: 
Ricardo Ribeiro (Académica);
Defesas: Diogo Dalot (FC Porto B), Bura (Ac. Viseu), Rúben Dias (Benfica B) e José Gomes (Penafiel);
Médios: Chiquinho (Leixões/Académica), Paulinho (Portimonense) e Fede Varela (FC Porto B);
Avançados: Galeno (FC Porto B), Carlos Vinícius (Real) e Pires (Portimonense).

Finalmente, no que diz respeito à equipa feminina registam-se seis permanências e cinco alterações em relação ao ano anterior: Mariana Azevedo (Valadares/Sporting), Carole Costa (Sporting), Tatiana Pinto (Sporting), Dolores Silva (Sp. Braga) e Ana Borges (Sporting) são as novidades em 2017 de um onze que volta a ser dominado pelas duas grandes potências do futebol feminino em Portugal, Sporting e Sp. Braga. Mas, desta vez, as leoas, que conquistaram todas as provas nacionais, acentuam o ascendente, com oito representantes, contra três das minhotas.

Na votação participaram 202 jogadoras da Liga Allianz, para um total de 2138 votos de acordo com os regulamentos.

Recorde-se que não era permitido o voto em colegas de equipa ou no próprio votante.

Melhor 11 da Liga de Futebol Feminino:

Guarda-redes: 
Rute Costa (SC Braga);
Defesas: Matilde Fidalgo (Futebol Benfica/Sporting), Mariana Azevedo (Valadares/Sporting), Carole Costa (Sporting) e Joana Marchão (Sporting);
Médios: Fátima Pinto (Sporting), Dolores Silva (SC Braga) e Tatiana Pinto (Sporting);
Avançadas: Ana Borges (Sporting), Diana Silva (Sporting) e Andreia Norton (SC Braga).

Partilhar